terça-feira, 4 de novembro de 2014

Transtornos mais comuns em idosos

O corpo humano pode ser comparado a uma máquina, semelhante a um computador, onde vários sistemas são interligados para um perfeito funcionamento. O tempo vai passando e com isso alguns problemas vão surgindo nas máquinas, e o mesmo acontece com o corpo humano, que com o passar dos anos começam a apresentar alguns problemas que precisam ser diagnosticados e tratados o quanto antes. 


Estes problemas não são caracterizados necessariamente como uma doença. Porém, existem alguns transtornos que são muito comuns em idosos como os transtornos cognitivos, depressivos, por uso de álcool, fobias, entre outras. A maioria dos transtornos mentais em idosos podem ser evitados, diagnosticados e até mesmo revertidos. Por isso uma avaliação médica é importante para esclarecer o estado de saúde do idoso.


Entre os transtornos psiquiátricos mais comuns em idosos estão:
- Alzheimer;
- Esquizofrenia;
- Demência;
- Transtornos depressivos;
- Transtorno Bipolar – com relação ao humor;
- Transtorno de ansiedade.


Estes fatores ocorrem devido a uma série de fatores de riscos, como o prejuízo de papéis sociais e de suas autonomias, que auxiliam no aparecimento de transtornos depressivos e de ansiedade por exemplo. O afastamento social influencia também na depressão, e para um declínio na saúde do idoso. A aptidão de compreender e raciocinar de modo lógico, sendo caracterizada por um abatimento do funcionamento cognitivo. A memória começa a apresentar falhas, afinal como somos semelhantes a máquinas, o funcionamento de suas “engrenagens” começam a apresentar algumas falhas. 


Todos estes fatores somatiza para o desencadeamento de problemas mentais e físicos no idoso. A ajuda médica se faz necessária, assim que o indivíduo apresentar alguma característica fora do comum. O que precisa ser feito também, é a inclusão do idoso à sociedade. 

Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/52501/neuropsicologia-transtornos-mentais-comuns-no-idoso#ixzz3I9WQaZgt

Nenhum comentário:

Postar um comentário